Uma Análise das Novas Dinâmicas Sociais, Políticas e Económicas em São Tomé e Príncipe

Somos+ pretende capitalizar essa força crescente de mudança que quer fazer mais e melhor, envolvendo toda uma sociedade civil.

É o desejo de todos os santomenses a prosperidade social e económica de São Tomé e Príncipe (STP), a consolidação do estado de direito democrático e a convivência pacífica e harmoniosa que sempre fizeram parte da identidade deste povo. Embora a nossa democracia seja ainda muito jovem, é convicção de todos que hoje poderíamos ter feito mais e que o nosso nível de desenvolvimento deveria ser mais resiliente, promissor e esperançoso.

Nesse sentido, a Somos+ pretende capitalizar essa força crescente de mudança que quer fazer mais e melhor, envolvendo toda uma sociedade civil, desde os mais novos até aos mais velhos, os trabalhadores, os empresários, os académicos, em suma, todos aqueles que acreditam e querem construir um STP melhor.

René Tavares

O que a Somos + pretende é promover uma opinião pública informada, um espaço de debate, de produção de conhecimento e outras iniciativas alheias as elites, preferências políticas, estatuto social e outras preferências e ideais que devem enriquecer um laboratório de ideias e não um obstáculo ao seu desenvolvimento.

 O país vive momentos de grandes divisões, crispações e instabilidade social que nos preocupa a todos, a Somos+, só pelo facto de congregar pessoas com diferentes convicções já contribui para serenar este clima, por outro lado, a sua função de informar é igualmente importante, pois, quanto mais informada e esclarecedora estiver uma sociedade melhor será o escrutínio que fará das suas lideranças políticas.

Relativamente a agricultura, área onde tenho desenvolvido os meus trabalhos académicos, nos últimos anos, é importante conduzir um debate com a comunidade, as partes interessadas e os parceiros, porque há ideias que devem ser clarificadas, perceber como vai ser a transformação da agricultura e o seu papel na sustentabilidade ambiental e uma retrospetiva deste sector e as vias de o podermos potenciar.

Assim, espero que a Somos+ se mantenha fiel aos seus princípios, salvaguardando sempre a sua imparcialidade, que acredito ser o seu princípio basilar, atendendo as circunstâncias da nossa comunidade. A sua missão é nobre, por isso, todos os santomenses são chamados a colaborar e\ou participar das iniciativas desenvolvidas pela Somos+.