O Turismo Sustentável em São Tomé e Príncipe, Desafios e Oportunidades

Ao pensarmos na sustentabilidade devemos ter em conta os três pilares básicos do turismo sustentável que são: ambiental, económico e o pilar social.

São Tomé e Príncipe possui por si só, potencialidades incomparáveis para se tornar um destino Turístico de excelência! Existe atualmente uma estratégia para o desenvolvimento do Turismo que define claramente as linhas orientadoras para apostar num Turismo Sustentável. Que desafios e oportunidades encaramos?

Bela Santos

Desde 2010 que o sector de turismo tem vindo a “desabrochar”, registando um aumento de mais de 270% de turistas que visitaram o país, atingindo o seu auge em 2019 com cerca de 35 mil turistas.

Contudo, há necessidade de se definir um rumo estratégico e articulado entre os sectores chaves da actividade económica e de todos os stakeholders, para que exploremos de forma sustentada todo o potencial turístico das nossas ilhas, garantido mais e melhores empregos e gerando mais receitas.

O Plano Estratégico Nacional para o desenvolvimento do Turismo define como visão tornar São Tomé e Príncipe como o destino insular mais preservado da África Equatorial, com uma natureza e biodiversidade únicas, praias paradisíacas, onde a hospitalidade Santomense, baseada no seu legado histórico-cultural de roças de cacau e café, partilha o seu modo de vida e a sua forma calorosa de receber.

O sector do Turismo a nível mundial e em particular em São Tomé e Príncipe, tem vindo a enfrentar inúmeros desafios nos últimos anos, desde o impacto negativo da pandemia no sector, a inflação, as catástrofes naturais, a má gestão dos recursos, a fraca sensibilização existente sobre a sustentabilidade, a fraca aplicabilidade de legislação específica sobre a preservação e conservação dos recursos naturais, a necessidade de capacitação técnica em áreas chaves do sector no que concerne as práticas sustentáveis, a invasão Russa na Ucrânia também tem impacto negativo na indústria do Turismo.

Para apostar na sustentabilidade é preciso primeiramente entender o que é a sustentabilidade, e para tal é necessário incutirmos o conceito sustentabilidade nas nossas vidas e pormos em prática no nosso dia a dia. Não adianta pensarmos em um destino turístico sustentável, se continuarmos a ter comportamentos que contrariam claramente o conceito “ser sustentável”, se continuarmos a importar e “consumir” cada vez mais “plásticos”, por exemplo.

 Atualmente falamos imenso sobre a sustentabilidade, estudos apontam para um turista cada vez mais ecológico tendo em conta as novas tendências da procura. Todavia, em São Tomé e Príncipe ainda há muito para se fazer, enfrentamos diariamente desafios diversos tais como a extração abusiva de areia nas nossas praias, as construções inadequadas em áreas protegidas, o abate das árvores de forma descoordenada originando a migração de espécies endémica da nossa fauna e uma longa lista disfuncionalidades. Ao pensarmos na sustentabilidade devemos ter em conta os três pilares básicos do turismo sustentável que são: ambiental, económico e o pilar social.

Por isso, é preciso urgentemente que a população no geral entenda que o Turismo é de todos e para todos! E sobretudo que adote e cultive um estilo de vida sustentável de topo a base.

Hoje deparamos com lixo nas vias públicas e nas praias, o que contribui de forma negativa para a imagem do país no seu todo. A degradação massiva dos sítios de interesse turístico é outra questão que me preocupa imenso. A falta de recursos para a requalificação desses espaços, de facto não deveria existir se realmente o Turismo fosse a prioridade para o desenvolvimento económico do país.

Embora já haja alguns trabalhos a serem desenvolvidos, ainda há muito para e por se fazer. Tomo como ilustrações a ONG Alisei, a OIKOS, a Birdlife, a Plataforma do Turismo Responsável e Sustentável, a Associação Roça Mundo, que em parceria com a Direção Geral de Turismo e Hotelaria têm desenvolvido atividades que pautam pela promoção da preservação e conservação bem como a valorização dos produtos locais, o que enfatiza o papel das comunidades na prática do Turismo Sustentável.

Apostar na sustentabilidade é também apostar na qualidade, na envolvência de todos e na diminuição da pobreza garantido que os benefícios sociais e económicos do Turismo sejam distribuídos de forma equitativa.

São Tomé e Príncipe tem grande potencial para se posicionar no mapa dos destinos turísticos de qualidade a nível mundial, é preciso que tenhamos noção da nossa grandeza no que toca as nossas potencialidades, nomeadamente a riqueza endémica da fauna e flora, o facto de não sermos muito conhecido a nível mundial, e sobretudo o facto de não sermos um destino massificado (e espero que assim continue). Temos tudo para vencer face aos grandes concorrentes! Temos é que acreditar e executar o que já está espelhado na nossa estratégia. Temos é que trabalhar arduamente e em articulação com os stakeholders, pois só assim conseguiremos almejar a ambição de ser um destino sustentável!

Deixo aqui um apelo a cada um de nós, para que reflitamos sobre os nossos comportamentos no quotidiano e comecemos a ser pessoas mais sustentáveis, pois se cada um de nós fizermos a nossa parte, juntos seremos mais, e juntos conseguiremos alcançar o que realmente pretendemos para o nosso destino!

Porque afinal de contas Turismo é de todos e para todos!

Um bem-haja a todos.

Nelsy Sousa Carvalho.