Constatação e Intenção II

Poder-se-á constatar que um país como STP, em constante e notória dificuldade de financiamento, tem-se dado ao luxo de arcar com custos consideráveis com capital humano subaproveitado.

I – Constatação e Intenção.

A égide de SOMOS+ na sua Visão e Missão apresenta como objetivo fundamental, a promoção da qualidade de vida dos cidadãos nacionais residentes em STP e na diáspora bem como os que por razões de negócios, turismo ou afetividade residam ou estejam de alguma forma ligados ao país.

Assim sendo, o alcance de tal desiderato não parece ser possível sem instituições sãs, munidas de boa governação que impactarão na atratividade, confiabilidade e ambiente de vida e de negócios de um país e que só se consolidará mediante uma real reforma interdependente.

Do Sistema Nacional de Saúde. Países como STP devem repensar com muita profundidade sobre os caminhos pelos quais pretende enveredar em matéria de garantia de serviços básicos sanitários bem como a forma como pretende alcançar alguma resiliência face à surtos potenciais / inevitáveis. Por um lado, a falta de medidas de política que assegurem a saúde e bem-estar num país, num contexto de livre mobilidade de cidadãos no mundo, completamente globalizado, compromete o bem-estar dos demais países com que se relacionam. Por outro, países fortemente dependentes de serviços de saúde externos comprometem o aumento da poupança dos residentes e a consequente fuga de reservas externas, prevalecendo a alocação de recursos / poupanças para viagens de turismo de saúde, recursos estes que podiam ser absorvidos internamente se houvessem serviços da mesma natureza. De se referir que, em países fortemente dependentes, a oferta, quer pública quer privada, de serviços de saúde não satisfazem as necessidades das populações sendo que a fuga de recursos para o exterior impacta negativamente em termos transversais.

Do saneamento, transporte, energia, telecomunicações e outras infra-estruturas. Para todo o tipo de produção de bens e serviços, para o sistema educativo, saúde bem como para os demais sectores, o garante destas infra-estruturas constituem o pilar de desenvolvimento.

Da agricultura e pecuária, indústria, comércio e serviços. Os custos de produção, em qualquer sector, estão interligados pelo que não dependem somente de insumos, mão de obra, tecnologia e condições naturais e climatéricas. A efetiva dinamização e diversificação dos sectores económicos no caso de STP deve ser acompanhada pelo aumento da produtividade e a diminuição do peso do sector público na estrutura do PIB. Tal transição pode acontecer com a crucial promoção do sector privado sustentada pela consolidação do sector turismo, a captação de IDE de qualidade, o aumento da exportação de bens e serviços e a substituição das importações do país, gerando, deste modo o aumento de reservas internas e externas. Acções governativas com foco nestes aspetos, através da dinamização da economia, resultarão na promoção do emprego, reforço da produtividade, o consequente incremento rendimento das famílias e aumento da captação tributária, promovendo a diminuição da desigualdade social.

No geral, para o efeito, a diminuição da dependência externa, o maior alinhamento com parceiros de desenvolvimento, bem como uma eficaz capacidade de absorção da Ajuda Pública ao Desenvolvimento devem também merecer toda a devida atenção. No âmbito da concepção ou seguimento da estratégia de novos financiamentos justifica-se ainda proceder à avaliação e consequente identificação de parceiros de desenvolvimento, de acordo com grandes opções do plano que seja consistente, acautelando a razoabilidade dos indicadores de sustentabilidade da dívida também no médio e longo prazo tendo presente o comprometimento de cada governação, face à geração futura.

Outrossim, a aposta em alternativas viáveis para a Juventude no actual contexto de estrutura demográfica não deve ser negligenciada, bem como a valorização da Cultura, enquanto indústria criativa.

II – Entraves prementes.

De acordo com o observado nos últimos anos, decorreram e decorrem erros procedimentais, alguns abusivos, outros por ignorância / inexperiência de muitos órgãos de gestão. Deve começar-se por dar atenção aos detalhes.

Enfatize-se que persistem nomeações de quadros sem o devido cumprimento dos requisitos para a área afeta, o que compromete a capacidade de gestão e de análise e a possibilidade de implementação do preconizado nas atribuições estabelecidas na orgânica institucional. A continuidade dos processos, ainda que adequada, não é assegurada, não sendo dada a devida atenção aos fundamentos, ao básico, aos recursos mais valiosos, aos recursos humanos.

De se referir que observando as despesas públicas anuais ligadas aos salários e às regalias subjacentes, analisando o grau de produtividade de número de quadros qualificados adequados consignados às áreas chave, poder-se-á constatar que um país como STP, em constante e notória dificuldade de financiamento, tem-se dado ao luxo de arcar com custos consideráveis com capital humano subaproveitado. Ou seja, os encargos desta natureza quando comparados com o nível de produtividade, sugerem a predominância de ineficiências e até ausência de qualificações específicas em áreas específicas. Além disso, denota-se um certo fomento à leviandade técnica, pois para ser assegurado o não envolvimento de capital humano qualificado que entendam estar associado à alguma cor partidária, são cometidos vários erros de procedimento e, consequentemente, são tomadas decisões infelizes. O envolvimento de pessoas certas para os lugares certos, como regra básica para racionalização e rentabilização de recursos humanos, é preterido em virtude de sucessivos erros.

Os quadros qualificados, optimizados por sua boa selecção e gestão, providos do estrito cumprimento de um bom código de conduta, devem ser envolvidos para alavancar o país. O laxismo é uma realidade presente e crescente!

III – Captação de Novos Talentos.

Existem sociedades em que a escolha de uma abordagem muito específica e adaptável, constitui um dos elementos chave para o alcance de objectivos definidos num qualquer projecto. As expressões a serem utilizadas, logo de início, podem comprometer, pela positiva ou pela negativa, a evolução dos trabalhos subsequentes.

Em sociedades fechadas, os cidadãos podem apresentar um perfil amplamente complexo e complexado, pelo que a abordagem a ser levada a cabo deve ser muito meticulosa e bem ponderada, visando o melhor alcance possível.
Assim, tendo como objetivo a captação de mentes sãs, isentas e interessadas, associadas a perfis de competência técnica com visão estratégica nas diversas áreas, os conceitos, termos e procedimentos a serem usados devem prevenir um conjunto de possíveis e típicos entraves, tais como inibição / intimidação de potenciais participantes ou colaboradores. O papel de um grupo que queira contribuir para a alteração de um estado de mentalidade visando a reversão do quadro progressivo da degradação socioeconómica e cultural, como ponto de partida, deve ter a noção meticulosa sobre o perfil e a estrutura psico-social da população, da sociedade e do público-alvo, suas características emocionais e valores sociais. Só assim será possível ganhar-se uma franja relevante disponível para o desafiante processo de transformações.

IV – Aspectos que condicionam o saneamento comportamental de uma sociedade. Em simples análise, eis alguns:

  • Progressiva anarquia social fomentada pela ausência de autoridade de Estado, e fraca liderança nos mais altos cargos da Nação.
  • Deterioração de conduta cívica dos dirigentes, deputados, órgãos de gestão de grande parte dos organismos públicos e empresas públicas.
  • Patrocínio e fomento de governação frágil, de gestão débil, de escolhas tendo por base facilitismo, nepotismo e peso no seio da cor partidária hegemónica, em detrimento da aposta no trabalho técnico, na especialização e na atribuição de funções de acordo com as capacidades específicas do Capital Humano existente e disponível.
  • Um talento que se distinga ou se apresente potencialmente como capital humano, pode confrontar-se com indivíduos que se retraem, adoptando uma posição negativa de repulsa ou até de exterminação, por ser percepcionado como sendo uma ameaça.
  • Vive-se perante a aparência de que um conjunto de cidadãos encontra-se com a mesma motivação, os mesmos princípios e ideais, todavia, em sociedades frágeis, nas entrelinhas e nos interstícios, os mesmos cidadãos são incapazes de agir com igual irreverência ou transparência, incapazes de questionarem-se e de pôr em questão, pois são beneficiários do sistema de diversas formas, por ex., através de empresas de prestação de serviços e de fornecimentos de bens e, até, em alguns casos, eles e estas suas empresas co-habitam com esquemas de sobrefaturação e de negócios de privilégios.
  • Fraca capacidade de identificação de oportunidades diante de crises, por comodismo e resignação, bem como algum espírito de negação face a críticas construtivas.
  • Profunda desigualdade social, com reflexo específico na desigualdade de género, e débil empoderamento masculino, facilitado por tímida dinâmica de emancipação feminina.

É assim que, rompendo com o obscurantismo, espera-se convictamente que um conjunto de cidadãos junte-se com a mesma motivação, encontre-se por comungarem dos mesmos princípios e valores e promovam debates por acreditarem que o País tem futuro, tornando-se esta a outra face da mesma moeda que SOMOS + assume como desafio, questionando e debatendo, sem complexos, contribuindo, assim, sim, para uma sociedade forte, na qual o mérito e a competência devem ser a medida de quase todas coisas.