Eleições Setembro 2022

De regresso.

Após realização do nosso 1º evento, em Junho, optamos, conscientemente, por durante a pré-campanha e a campanha eleitorais que antecederam as Eleições de 25 de Setembro transacto, reduzir ao mínimo a nossa actividade, seguros que contribuiríamos para descontaminar o ambiente político do que poderia ser entendido como interferências parciais em forma de opiniões ou posições reflexivas e, assim, garantiríamos, deste modo, todo o palco aos verdadeiros protagonistas, os políticos, os partidos políticos e os seus militantes e, em segundo plano, a Cidadania.

Os resultados oficiais das legislativas, regional e distritais são conhecidos, estão publicados e homologados, há vencedores e há vencidos, como em quaisquer eleições em democracias. A ADI venceu as legislativas com maioria absoluta de 30 deputados, ganhou as 2 maiores câmaras distritais do País e apoiou o candidato da UMPP que venceu a regional na Ilha do Príncipe. O MLSTP elegeu 18 deputados e pode, eventualmente, através de entendimentos com outros partidos, ficar com 2 câmaras distritais. O Movimento de Cidadãos Independentes / Partido Socialista – PUN conseguiu 5 mandatos e pode dirigir 2 câmaras distritais. O Movimento BASTA fica com os restantes 2 deputados à Assembleia Nacional e pode ficar com 1 câmara distrital.

Tendo acompanhado atentamente as eleições e quase tudo que as envolveu, enquanto colectivo de cidadãos, comprometemo-nos brevemente publicar olhares e estimular reflexões que escalpelizem, analisando, o processo eleitoral, os normativos, o sistema eleitoral, os resultados, as performances e os prospectos de futuro, tendo como base o que aconteceu no dia 25 de Setembro de 2022.