Constatação e Intenção I

Re-erguer São Tomé e Príncipe, implicará o esforço de Todos, para Todos pelo que, Todos Contam, todos podem fazer a diferença.

“O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos.” Oliver Wendell Holme

Volvidos 46 anos de independência o Povo de STP arcou, até a presente data, com a diminuição da sua qualidade de vida e com inúmeras incertezas.  Havendo tanto a fazer, espera-se de cada mulher ou homem afectos à decisão e à implementação de medidas o devido discernimento que permita governar com sucesso, tendo em atenção, sobretudo:

– as crianças e jovens;

– os idosos;

– e a população vulnerável em idade activa. 

Cada acção de governação deve incluir sobremaneira preocupações que assegurem o bem-estar de gerações futuras e ter ainda presente que não se vive em autarcia, num mundo globalizado, pelo que na governação a tranquilidade dos visitantes, imigrantes, emigrantes e agentes económicos quaisquer que escolham o país como albergue, deve de igual modo constituir uma preocupação.

Kwame Sousa

Tendo presente a premente reversão do quadro débil em que o país se encontra, e sendo que se avizinham Eleições Legislativas, cumpre apelar e alertar à classe política, aos seus militantes, simpatizantes e à população em geral sobre a necessidade de ser exigido a qualquer força partidária que aspire ser eleita ou ter representantes eleitos, capacidade programática e governativa com a noção da importância da devida articulação de medidas de política, transparência e comunicação.

Enfatizando a importância da adoção de um novo paradigma, espera-se assim desincentivar a persistente escolha pela governação para a manutenção do poder face aos ciclos políticos, em detrimento de uma governação com uma visão ampla, transversal, eficiente, assertiva e de continuidade para e pelo Povo. Além disso, o alcance dos propósitos acima mencionados poderão / deverão implicar algumas decisões e acções que possam ferir suscetibilidades, uma vez que ter-se-á que romper com o obscurantismo de antanho, sendo certo que só assim se reforma e transforma.

Para o efeito, a luta pela simpatia política ou ainda conquista / manutenção do poder não deve prevalecer em prejuízo de decisões adequadas, conforme habitual, ano após ano. Além disso, há que mitigar a predominância de ineficiências e até total ausência de qualificações em áreas específicas e promoção de envolvimento de capital humano específico e qualificado. Quadros qualificados, providos do estrito cumprimento de um bom código de conduta, devem ser envolvidos para alavancar o país. O laxismo tem sido uma realidade presente, crescente e incandescente!

Re-erguer STP, implicará o esforço de Todos, para Todos pelo que, Todos Contam, todos podem fazer a diferença. Nesta senda, primando / zelando / velando pelo bom senso, sensatez e maturidade, SOMOS + surge com o propósito de sensibilizar e congregar esforços reflexivos no sentido de contribuir para uma nova abordagem e incentivo à adoção de novas práticas de planeamento, implementação e resultados quer no âmbito da boa governação quer na produtividade em sentido lato, promovendo a inclusão de todos os que de forma positiva e didática queiram dar de si ao país através das suas competências, ideias, criatividade, experiencias profissionais e de vida além do sonho de um futuro melhor para os que amam esta Nação. Com este mínimo divisor comum, imbuídos do espírito de partilha individual e coletiva, espera-se uma interatividade sem precedentes gerando um efeito multiplicador, inclusivo e de união.

É este o compromisso, é e será esse o Nosso Compromisso.