UA e UE

Em Bruxelas, começou a 6ª Cimeira União Africana – União Europeia. Encontro que devia ter acontecido em 2020, tendo vindo a ser adiado sucessivamente em consequência da Pandemia.

Na 5ª Cimeira, em Abidjan em Novembro de 2017, os temas principais foram Juventude, Paz e Segurança, Migrações e Cooperação. Para o actual conclave, houve uma ampliação temática, tendo sido indicados 7 pilares: Financiamento; Saúde e Vacinas; Agricultura; Educação, Cultura, Migração e Mobilidade; Sector Privado e Integração Económica; Paz, Segurança e Governação; Alteração Climática e Transição Energética.

A pandemia, o pós-Pandemia, o clima, a pacificação, a boa governação e a AfCFTA (Zona de Comércio Livre Continental Africana) definem o cenário que tem como pano de fundo as velhas desconfianças, as habituais intenções e as potenciais novas alianças. Nesse contexto, resta saber como posicionar, de forma eficiente, um Pequeno Estado Insular, no sentido da máxima rentabilização da sua presença na Cimeira e no Mundo.