Liberdade de imprensa I / Repórteres Sem Fronteiras

No Dia Mundial da Liberdade da Imprensa, 3 de Maio, Repórteres Sem Fronteiras (RSF), publicou a 20ª edição do Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa, cujo título é: A Nova Era da Polarização. No sumário de apresentação do Ranking, os analistas da organização concluem que vivemos numa época de “caos informacional”, em que predomina, nas sociedades democráticas, informação falsa, desinformação, opinião sectária e divisionismo, internacionalmente, assiste-se a “assimetria entre sociedades abertas vs regimes despóticos” e a uma intensa “guerra de propaganda”, tudo amplificado por redes sociais desregulamentadas e desfuncionais.

Em África, a situação não difere substancialmente do resto do mundo, salta sim a vista a diversidade extrema como coexistem boas e más e realidades e boas e más práticas. Sem coincidência, nem acaso, o destaque vai para a boa performance de países que normalmente obtêm bons resultados em outros índices baseados em critérios ou métricas de pendor qualitativo e intangível, Seicheles, Namíbia, Cabo Verde, África do Sul, todos dentro do top 40.    

Uma vez mais, São Tomé e Príncipe não foi avaliado, logo, não consta do Ranking, o que lamenta. Questionamos Repórteres Sem Fronteiras sobre a ausência do nosso País, a resposta foi: “a cobertura de novos territórios para além dos 180 está a ser estudada, actualmente, São Tomé e Príncipe não está listada, como o Mónaco ou o Vaticano, todos os anos tentamos aumentar a nossa cobertura.”